Saturday 8 January 2011

Documentário "O Mundo Segundo a Monsanto"

Capa do DVD
A Monsanto foi fundada nos Estados Unidos em 1901 como uma empresa de productos químicos. Começou na altura a produzir productos altamente carcinogénicos, como os PCBs que estão relacionados com proplemas reprodutivos e do sistema imunitário.

Durante a segunda gerra mundial a Monsanto participou significativamente no projecto Manhattan para desenvolver a bomba atómica. Depois da guerra a Monsanto foi pioneira no desenvolvimento de químicos para a agricultura, tal como o herbicida "Agente Orange" que foi usado no Vietnam e que desde o fim da guerra é responsável por cerca de meio milhão de crianças nascerem deformadas.

A história mórbida da Monsanto não acaba aqui mas é demasiado extensiva para reproduzir neste blog. O que é importante realçar é que é uma empresa que tem sido culpada vezes sem conta de publicidade enganosa, poluição ambiental extrema e de causar sufrimento a milhões pelo mundo fora, recusando sempre qualquer tipo de responsabilidade.

Hoje, a Monsanto quer tomar controlo da comida. Tornou-se na maior multinacional de biotechnologia e de sementes patenteadas do mundo e de momento produz cerca de 90% de todas as sementes genéticamente modificadas. Ainda é também a maior produtora de herbicída, chamado "Roundup". Um outro producto da Monsanto são as hormonas sintéticas que são injectadas nas vacas para produzirem mais leite.

O documentário "O Mundo Segundo a Monsanto" (abaixo) explora as profundezas da corrupção das pessoas que gerem esta empresa, que páram a nada para fazerem mais lucro.  Com uma história e atitude destas como podemos confiar-lhes a produção da nossa comida que eles tanto querem?

No comments: