O agricultor Austríaco, Sepp Holzer, é tão famoso pelos seus métodos de agricultura ecológicos como pelo seu caracter de rebeldia contra a autoridade que, no ponto de vista dele, está desligada da realidade devido á falta de experiência prática.
O agricultor mais multado da Austria, diz-se um defensor da natureza e por isso nunca seguiu nem nunca seguirá leis que vão contra ela. A natureza é a sua professora, e Sepp acredita vivamente que fala connosco se nos pusermos nos pés dela. Segundo ele não existem maus terrenos de cultivo, apenas maus agricultores. E até mesmo áreas desertificadas podem ser tornadas em áreas férteis e abundantes se aprendermos a trabalhar com a natureza em vez de contra ela (como temos feito até agora).
No último Domingo o agricultor rebelde veio á Maia (perto do Porto) dar uma palestra acerca do seu tipo específico de permacultura — um termo inventado nos anos setenta pelo Australiano Bill Molison para designar uma espécie de agricultura permanente. Com a ajuda de uma tradutora da eco-aldeia de Tamera, Sepp mostrou a sua quinta na Austria, deu exemplos de projectos em que ajudou a revitalizar largas paisagens há muito tempo negligenciadas e respondeu a perguntas da plateia curiosa, inspirada e até mesmo séptica, de cerca de 120 pessoas. O video seguinte é da palestra inteira. O debate pós-palestra está disponível aqui, graças á Quercus do Porto.
No comments:
Post a Comment